sábado, 7 de dezembro de 2013

Carta escrita nos corações


“Vocês mesmos são a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos”.
2 Coríntios 3:2 (NVI)

O apóstolo Paulo ao escrever sua segunda carta a igreja de Corinto nos traz a memória os desafios do cristianismo contemporâneo. No qual a cada passo tem sido corrompido em um cartel eclesiástico.

No primeiro versículo do capítulo três de II Coríntios, Paulo diz: “começamos, porventura, outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou temos necessidade, como alguns, de cartas de recomendação para vós outros ou de vós?”. Os estudiosos dizem que Paulo disse isto, pois havia alguns mestres visitando Corinto, levando tais cartas, talvez escritas pelos presbíteros de Jerusalém.

Paulo argumenta que o fato dos mestres terem tais documentos (cartas) não garantia a verdade do ensino. Sugerem então que o melhor meio de se avaliar um mestre e/ou ministério é analisando os frutos produzidos pelo mesmo.

Nos versículos dois e três revela a verdadeira carta que todos deveriam ter estampada: “vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações”.

Cada cristão é uma carta ambulante. O que se lê é o reflexo do ensino que se prega. Contra este documento não a borracha que possa apagar. O que fazemos transmite com exatidão o que somos.

Ao ler estes primeiros versículos do capítulo três de II Coríntios pode até parecer, para alguns desapercebidos, que Paulo estava com orgulho. Todavia, prevenindo-se ele diz nos versículos quatro e cinco: “E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”.

Quando entendemos que a carta que foi escrita em nossos corações é obra das mãos do Criador podemos descansar, pois Ele é o Poeta maior. As melhores estrofes e rimas são frutos de Seu amor eterno para com a humanidade.

A carta que é escrita em papel comum com o tempo se desfalece, pode ser adulterada e pode conter inverdades. Entretanto, a carta que é escrita nos corações revela o chamado para o qual nascemos.

Cada carta escrita nos corações revela o que realmente se é.

E isto, todos lêem...

Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vs.seabra@gmail.com
_______________________________
Artigo escrito em: 15 de Agosto de 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário