terça-feira, 28 de abril de 2015

Confiança


"O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta".
Salmos 23:1 (NVI)

Ao longo dos anos várias palavras perderam o sentido, outras agregaram sinônimos que mais se parecem antônimos. Encabeçando a fileira das que perderam a definição tem-se o termo “confiança”. Entretanto, deste os tempos bíblicos tal termo é ensinado com ênfase essencial, especialmente para se ter um relacionamento com o Pastor Supremo. Davi entendia o significado do termo confiança. Antes de ser rei era um simples pastor e sabia que se as ovelhas não confiassem nele, elas, então, correriam sério risco de vida. Com essa visão de relacionamentos por confiança Davi escreveu vários salmos. O Salmo 23 fora um destes salmos de confiança. Contudo, se o referido Salmo fosse escrito hoje provavelmente a ilustração a ser utilizada não seria ovelhas. Afinal, quem, atualmente, gostaria de ser comparado a uma ovelha? Creio que pouquíssimas pessoas, pois a ovelha é um dos animais mais frágeis, fracos, fedidos e dependentes que existe. A idéia de relacionar essas características aos cristãos da pós-modernidade parece ser inadequado.

O discurso dominical pronunciado na contemporaneidade é aquele que afirma: “você pode tudo!”, “você é forte!”, “ninguém te vence!”, “você é um guerreiro!”, e tantas outras expressões que supervalorizam a força humana e, conseqüentemente, excluem a simples confiança no pastoreio de Deus. Por que Davi não preferiu se comparar a um lobo destemido, corajoso e ousado? A resposta é simples. Os lobos realmente são animais mais espertos e astutos, entre tanto entre lobos e pastores não há nenhuma relação de confiança. Só entre ovelhas e pastores é possível pronunciar: “Ele me faz repousar em pastos verdejantes; Ele me conduz mansamente a águas de repouso. Restaura minha alma; guia-me nas veredas da justiça...” (Sl. 23:2,3).

A ovelha recebe o cuidado e zelo do pastor, pois “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes” (I Co. 1:27). Todavia, os lobos vivem solitários, vagando pelo mundo, pois não conseguem abandonar a própria força, coragem e intrepidez. Davi, agora como rei, se colocou na posição de uma simples ovelha que confia no cuidado do Pastor Supremo. A comparação não é feita com lobos, pois entre lobos e pastores não há confiança. Entre gente forte e pastores não há dependência. Entre pessoas corajosas e pastores não há confiança. O que somos? Lobos ou ovelhas? Isso determinará nossa relação com Deus, o grande Pastor (o único Pastor).

Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vs.seabra@gmail.com
_______________________________
Artigo escrito em: 13 de Setembro de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário