sábado, 17 de agosto de 2013

Frases de efeito para cristãos com defeito


“Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez. (...) O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos”.
Provérbios 13:16 e 18:2 (NVI)

Povoando o imaginário evangelical tupiniquim há aquelas frases de efeito que insistem em ocupar as homílias dominicais. São expressões populares que se engorduram com o positivismo protestante. São chavões motivacionais que invariavelmente encontra conforto em corações fragilizados. São discursos tipo teologia de “frases de caminhão”. Esta atitude descontrói a reflexão cristã e não tende a fortalecer a fé que é tão oportuna para o amadurecimento cristão. Estes “dizeres” disseminam uma superficialidade instantânea e consequentemente não fomentam o entendimento bíblico que é essencial para o enraizamento do Cristianismo. Por isto, não seria estrambólico afirmar que quem precisa de frases de efeito são cristãos com defeito.

“Nunca desista!”. Esta é a top das tops no que tange a jargões dos crenteiros. É a combinação perfeita para errar sem limites. Às vezes, a melhor coisa que podemos fazer é desistir. Explico. Não poucas vezes insistimos em sonhos que nada tem haver com a vontade de Deus, e queremos forçar Ele a participar de nossas ambições, tentando convencer o Criador acerca da beleza de nossa insistência. Algumas vezes o mais sensato é desistir e pegar o outro caminho para encontrar a simplicidade do Carpinteiro. Estes cristãos persistentes entendem que fé é sinônimo de insistir muito, se esquecem de que Deus rege toda a história temporal e inconstante da humanidade. Várias vezes, Deus nos conduz para caminhos improváveis, contraditórios, e ininteligíveis a nossa mente. Então, é preciso estar disponível para desistir e redescobrir a força de Deus. Desistir para renascer como Ele quer. Desistir para reconhecer nossa pequenez. Desistir para viver sem máscaras igrejeiras. E, desistir para que Ele seja glorificado.

“Hoje sua vitória vai chegar!”. Com certeza esta é frase mais usual nos cultos dominicais dos crentes extravagantes. É um daqueles clichês que mais produz ilusionismo, frustração e desvia muita gente por ai. Às vezes, a maior vitória que recebemos é não conseguir o que queremos. Explico. Nesta busca por vencer muitos tem se esquecido de que o pódio só tem lugar para no máximo três pessoas, relegando os demais a viverem com o desfortunio do fracasso de não ter conseguido. É neste ambiente de gente desvitoriosa que mais necessita de gente cristã para ombrear, chorar junto, confortar, amar, perdoar, suportar, amparar... recomeçar. Buscar a grandeza da vitória e não enxergar a multidão que está no chão é por definição um vencer desvirtuoso. Talvez, Deus nos renegue o vencer para que aprendamos a olhar para o lado e ver o “outro”. Para que descubramos um vencer que não precisa de pódio. Para que encontremos uma vitória da irmandade. Para que engajemos em tornar possível a vitória do “outro”. Para que nos alegremos em saber que se nós vencermos ou perdermos Ele segue sendo O Vitorioso.

“Quem quer receber uma bênção de Deus hoje, levante a mão | Esse acidente aconteceu porque você deve ter dado brecha | Nós somos um povo que não conhece derrota | Deus abrirá uma porta de emprego para você, meu irmão | Não diga isso. As palavras têm poder!! | Não toque contra o ungido do Senhor | Venha para Jesus e pare de sofrer | Hoje o seu milagre vai chegar”. Enfim, reafirmo (não querendo criar outro bordão crenteiro), são frases de efeito para cristãos com defeito. 

Fortalecido pela cruz de Cristo, 
Vinicius Seabra | vinicius@mtn.org.br 
___________________________________ 
Artigo escrito em: 17 de Agosto de 2013

2 comentários:

  1. o que o irmão quer dizer com: não toque no ungido do Senhor? qual o erro?

    ResponderExcluir
  2. Ola, Cassio. O artigo em questão visa apresentar as várias frases de efeito que povoam o imaginário protestante brasileiro, dai esta não poderia ficar de fora. A frase em si não é o "grande" problema, mas sim a maneira com a qual é usada e com qual objetivo. Outro fator que merece atenção é identificar as "credenciais" que torna uma pessoa "ungida do Senhor" ou não. Enfim, esta frase de efeito merece um artigo, quem sabe em breve. Acredito que seja válido você ler o artigo deste BLOG: "VIVA OS CRÍTICOS".

    ResponderExcluir