sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Deus tem sido bom


"Falarei da bondade do Senhor, dos seus gloriosos feitos, por tudo o que o Senhor fez por nós (...) conforme a sua compaixão e a grandeza da sua bondade".
Isaías 63:7 (NVI)

A vida cotidiana do cristianismo em tempos pós-modernos tem conduzido a espiritualidade para o âmbito da banalização, indiferença e mediocridade. A religiosidade cristã tem sido relegada ao mero ritualismo litúrgico. Estes são tempos de esfriamento espiritual, de ausência de reverência e de secularização do sagrado. Tempos de silêncio em meio aos louvores, pois os cânticos não mais exaltam o Criador, simplesmente reduzem a existência de Deus para fins de suprir os desejos humanos. Tempos onde a pregação bíblica tem sido suprimida pela animação de palco e por técnicas emotivas de oratória. Contudo, Deus ainda tem sido bom para com seu povo.

Deus tem sido bom! Isto não é mérito de ações humanas ou por merecimento do triunfalismo eclesiástico, Deus tem sido bom não por causa da igreja, mas sim apesar da igreja. A bem da verdade é que Deus tem sido bom por que a bondade faz parte de Seu caráter, Ele tem sido bom por causa do Seu amor incondicional, Ele tem sido bom em razão da Sua graça imensurável, Deus tem sido bom, pois a Sua misericórdia é eterna. O que Deus é não depende do que os homens são. Entretanto, a pessoa que conhece a Deus é impulsionada a viver de forma semelhante ao Carpinteiro, Jesus, pois em Cristo encontra-se a maior evidência de que Deus tem sido bom para com a humanidade, e em resposta a está bondade é que se deve gastar a vida cristã.

Deus tem sido bom! O sacrifício de Jesus na cruz do Calvário é a prova de que Deus tem sido bom, pois o Criador entregou Seu único filho para que por meio dEle muitos se tornassem filhos de Deus. Na cruz de Cristo se expressa a bondade de Deus, pois “...foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado...” – Is. 53:10. No Gólgota Deus demonstrou Sua bondade para com a humanidade, pois “...tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz” – Cl. 2:15. A cruz é um símbolo em tributo a bondade de Deus.

Deus tem sido bom! Há vida na Terra só existe por causa da bondade de Deus. Se mais uma vez o sol abrilhantou as manhãs é por que Deus tem sido bom, por isto todo ser vivente deve a cada dia se render aos pés do Senhor e reconhecer que: “Tu, só tu, és Senhor; tu fizeste o céu e o céu dos céus, juntamente com todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela existe, os mares e tudo quanto neles há, e tu os conservas a todos, e o exército do céu te adora” – Ne. 9:6. Se você está lendo este artigo agora é mais uma prova de que Deus tem sido bom, pois é somente pela misericórdia dEle que você ainda está vivo. Isto só é possível, pois: “a benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã...” – Lm. 3:22-23. A vida de cada pessoa leva consigo a marca da bondade de Deus.

Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vs.seabra@gmail.com
_______________________________
Artigo escrito em: 16 de Agosto de 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário