mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso
eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de
Deus.
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
1 Coríntios 2:1-2
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
1 Coríntios 2:1-2
"Eu mesmo,
irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita
sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus. Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este,
crucificado".
1 Coríntios 2:1-2 (NVI)
A
crescente explosão da Igreja Evangélica no Brasil e no mundo promove
inconscientemente uma crise de definições sem precedentes. As perspectivas
religiosas e teológicas da atualidade confrontam posições ortodoxias da Eclésia.
A raquítica educação cristã e a incompatibilidade global forçam lideres
religiosos a buscarem suas identidades num mudo tão igual.
A
Igreja é a personificação de Cristo eternizada em seus representantes humanos
(igreja visível), constituída numa rocha identificada como o próprio Jesus, que
historicamente efetuou sua obra soteriológica através da morte na cruz.
Contudo, é necessário lembrar que ser cristão é ser Igreja, edificado e
fundamentado exclusivamente nos ensinos do Carpinteiro Jesus.
O fato de a Igreja ser a
representante de Cristo Jesus promove a extensão da obra expiatória de Cristo.
Portanto, tornando a salvação acessível aos homens por meio do sacrifício no
Gólgota. Entretanto, a falta de posicionamento sobre o quê e como se processa a
salvação tem colidido substancialmente com a própria definição de Igreja, pois
teologicamente ambas as definições caminham de mãos dadas.
O entendimento teológico de
salvação perscruta os caminhos missiologicos, partindo de uma perspectiva
holística do homem. A morte salvífica de Cristo na cruz do Calvário abrange
redenção, regeneração, justificação e santificação. Portanto, a Igreja como
representante do Reino de Deus tem a responsabilidade de proporcionar, nas mais
diversas manifestações, o acolhimento e solidificação da fé desde o mais
miserável dos homens como também nas mais privilegiadas classes sociais.
Entretanto, a salvação esbarra na historicidade do pecado, pois os
pré-requisitos para salvação são fé, arrependimento e confissão.
O pecado é toda ação e pensamento que desobedece a vontade de Deus e Seus princípios documentados na Bíblia. A exemplo disto temos a queda do homem, em Gênesis 2, onde Adão e Eva após terem desobedecido uma ordem direta de Deus, sentiram desconforto frente ao Criador, por causa de uma barreira teologicamente denominada de pecado.
A partir da realidade pecaminosa da humanidade caída, a missão da Igreja é ser o reflexo exato do projeto regenerativo da criação previsto por Deus, confirmado em Jesus Cristo e expandido aos cristãos. Por isto, a narrativa histórica da Igreja continua sendo escrita nos corações humanos.
Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vinicius@mtn.org.br
_______________________________
Artigo escrito em: 15 de Dezembro de 2005
O pecado é toda ação e pensamento que desobedece a vontade de Deus e Seus princípios documentados na Bíblia. A exemplo disto temos a queda do homem, em Gênesis 2, onde Adão e Eva após terem desobedecido uma ordem direta de Deus, sentiram desconforto frente ao Criador, por causa de uma barreira teologicamente denominada de pecado.
A partir da realidade pecaminosa da humanidade caída, a missão da Igreja é ser o reflexo exato do projeto regenerativo da criação previsto por Deus, confirmado em Jesus Cristo e expandido aos cristãos. Por isto, a narrativa histórica da Igreja continua sendo escrita nos corações humanos.
Fortalecido pela cruz de Cristo,
Vinicius Seabra | vinicius@mtn.org.br
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Artigo escrito em: 15 de Dezembro de 2005
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